O erro de Tobias

Existem muitas semelhanças entre a Bíblia Católica e a Bíblia Protestante. Apesar de serem poucas as diferenças existentes entre essas duas Bíblias, elas não podem ser desconsideradas.

A mais relevante das diferenças está na quantidade de livros, visto que a Bíblia Católica possui 7 (sete) livros a mais no Velho Testamento do que a Bíblia Protestante.

O objetivo desta mensagem é alertar os cristãos católicos acerca da procedência das informações contidas no Livro de Tobias, que está presente apenas na Bíblia Católica.

Observe o texto extraído desse livro:

“Entretanto, Tobias interrogou o anjo: Azarias, meu irmão, peço-te que me digas qual é a virtude curativa dessas partes do peixe que me mandaste guardar. O anjo respondeu-lhe: Se puseres um pedaço do coração sobre brasas, a sua fumaça expulsará toda espécie de mau espírito, tanto do homem como da mulher, e impedirá que ele volte de novo a eles. Quanto ao fel, pode-se fazer com ele um ungüento para os olhos que têm uma belida, porque ele tem a propriedade de curar.” (Tobias 6:7-9, da Bíblia Ave Maria)

Para facilitar a compreensão, recomenda-se a leitura de todo o capítulo 6 do Livro de Tobias. De acordo com o texto acima, um anjo ensinou ao jovem Tobias sobre como utilizar partes de um peixe para expulsar demônios e curar enfermidades.

Você acredita que esses ensinamentos vieram mesmo da parte de um anjo enviado por Deus?

Quando oramos, falamos com Deus. Quando lemos as Escrituras Sagradas, Deus é quem fala conosco. Portanto, vamos deixar o Senhor Jesus Cristo nos responder.

“E disse-lhes: Esta casta de demônios não pode sair com coisa alguma, a não ser com oração e jejum.” (Marcos 9:29)

Jesus Cristo está dizendo que somente com oração e jejum se expulsa demônios, porém o suposto anjo diz que a fumaça produzida por um coração de peixe colocado sobre uma brasa pode expulsar demônios. Quem está com a razão? O anjo ou Jesus Cristo?

Vejamos uma outra passagem escrita na própria Bíblia Ave Maria:

“Quando tiveres entrado na terra que o Senhor, teu Deus, te dá, não te porás a imitar as práticas abomináveis da gente daquele terra. Não se ache no meio de ti quem faça passar pelo fogo seu filho ou sua filha, nem quem se dê à adivinhação, à astrologia, aos agouros, ao feiticismo, à magia, ao espiritismo, à adivinhação ou à invocação dos mortos, porque o Senhor, teu Deus, abomina aqueles que se dão a essas práticas, e é por causa dessas abominações que o Senhor, teu Deus, expulsa diante de ti essas nações. Serás inteiramente do Senhor, teu Deus.” (Deuteronômio 18:9-13)

O fato é que o Livro de Tobias ensina uma heresia contrária à verdadeira vontade de Deus. Tobias recebeu um curso rápido sobre como fazer feitiçarias e magias utilizando partes de um peixe morto, coisa que Deus proíbe com clareza e firmeza, conforme visto acima.

Outro grande problema é que os anjos de Deus não podem mentir. Porém o anjo “Azarias” parece não se importar muito com isso. Em Tobias 3:25 está escrito que o Senhor enviou o anjo Rafael para curar Tobit e Sara. Todavia em Tobias 5:18, o mesmo anjo supostamente encaminhado pelo Senhor se identifica como Azarias, portanto mentindo ao apresentar a sua identidade.

Se Tobias conhecesse as Escrituras Sagradas, ele não teria sido enganado dessa maneira, pois se lembraria do que está escrito em Deuteronômio 18:9-13. A verdade é que aquele não era um anjo enviado por Deus, mas sim um demônio enganador enviado pelo próprio Satanás, que é o pai da mentira e do engano.

Tobias caiu no erro de acreditar que a fumaça de um coração posto sobre uma brasa tem poder para expulsar demônios. Não ainda contente, relatou esses fatos para que outros viessem a ser enganados e como se isso não bastasse, a igreja Católica resolveu acreditar também nessa história, tanto é que está disponível até os dias de hoje nas Bíblias Católicas.

Porque o Vaticano não admite logo o erro e retira esse livro da Bíblia? Porque o Vaticano não lança fora todos os ídolos e imagens de escultura e cumpre a vontade de Deus? Por que essa invenção de limbo, purgatório, missa de sétimo dia e do batismo de bebês? Nenhum desses procedimentos está presente na Bíblia.

“E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição. E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade.” (2 Pedro 2:1-3)

Diferentemente de Tobias, você pode fugir do erro e abraçar a verdade. Use o seu direito de escolha.

Não escrevo isso para que se torne meu inimigo, mas muito pelo contrário. Você deve ficar feliz, pois está sendo esclarecido com a verdade. O Senhor Jesus Cristo nos ensinou uma estratégia para fugir do engano e é muito simples:

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;” (João 5:39)

Jesus ama muito os pecadores, de uma forma tal que não há como descrever com palavras esse sentimento verdadeiro de Deus. O problema é que um dia Deus cumprirá a palavra dita por Ele. Serão punidos todos aqueles que não se arrependerem dos pecados, dentre os quais, o de praticar a magia e a feitiçaria, como a ensinada no Livro de Tobias.

Todos pecaram, diz a palavra de Deus. Logo, todos precisam se arrepender de seus pecados. A boa notícia é que

“se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.” (1 João 1:9)

Portanto, é preciso abrir o coração para a Palavra de Deus e deixar de confiar em tradições impostas por homens corruptos de entendimento.

Se é o seu caso, não seja mais participante dos erros doutrinários tão contrários aos ensinamentos bíblicos.

Comments

  1. Jonny

    O novo testamento veio para anular certas passagens do antigo testamento, certo? Acho que ele era usado por Deus, porém antes da vinda de Jesus, sendo que os atos eram praticados de forma diferentes. Usando o mesmo ponto de vista, creio que muitas outras passagens não deveriam constar também na bíblia, visto que também não condiz com o que Jesus ensina no novo testamento. Ex: Números, quando diz respeito ao vingador do sangue. Este também podendo ser interpretado erroneamente? Ou os líderes não querem tocar no assunto? Uma parte bíblica que poder tornar o mundo um caos se compreendida de forma não sabia.
    DEUS É O ÚNICO SALVADOR.

    1. Post
      Author
      hubner.rocha

      Entendi a sua tese, mas ela não merece prosperar, pelo menos não em relação ao ensino enganoso contido no livro de Tobias, o qual também não é recepcionado pelo povo hebreu. Vale ressaltar que o suposto anjo que aparece no livro e ensina a fórmula milagrosa também mente acerca de sua própria identidade. Quanto à figura do vingador de sangue, isso se deve à famosa lei de reciprocidade “olho por olho, dente por dente”. Porém mesmo aí vemos a misericórdia de Deus, pois o Senhor mandou criar as 6 cidades refúgio, a fim de que a pessoa que matasse alguém sem querer pudesse se proteger. Vemos nas cidades refúgio mais uma figura de Cristo, sendo Ele mesmo a nossa cidade refúgio atualmente. O vingador de sangue (o salário do pecado, ou o inimigo, como queira entender) não pode nos vencer. Exemplo de outras figuras de Cristo estão no cordeiro sacrificado na páscoa, estando o povo ainda no Egito; o maná (o alimento que desce do céu, devendo ser levado para dentro de casa e que tem sabor de azeite); o caminho aberto no mar; os elementos do Tabernáculo levantado no deserto e mais tarde o próprio Templo; a rocha que Moisés feriu, dentre outros. Grato pelo seu comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *